A Internacionalização numa época de Pandemia

Estava a refletir sobre esta nova época e tentava colocar-me no papel de empresário (industrial) que fabrica o seu produto e quer expandir o seu mercado para outras latitudes e vê-se impedido de viajar.

Assim, de repente, pensamos que as empresas exportadoras estão muito condicionadas pela impossibilidade de viajar, no entanto, a experiência como international adviser de algumas empresas revela-nos que há uma oportunidade nova.

É certo que a viagem é essencial para ter o human touch muito importante nos negócios em qualquer parte do mundo, mas mais importante ainda é ter a confiança de quem conhece os mercados, e os players locais.

É aí que a sociedade de advogados pode fazer a diferença – a nossa e tantas outras – no apoio às empresas. A rede de escritórios locais com quem já se relacionavam ante pandemia covid 19 serve agora para fazer a, ou melhor, as pontes com empresas em Portugal e no Mundo. Criar relação de confiança começa pelos legal adviser locais. São esses que garantem a legalidade no país de destino e nós garantimos no nosso país que assim é.

Mas mais importante mantemos acesa a chama do mercado e a presença ainda que mais longe dos nossos clientes nesses países através dos vários contactos com os clientes dos nossos parceiros.

Assim está visto que cada vez mais os advogados são um bem precioso para as empresas se souberem ser a ponte para novos mercados e contribuírem para que as exportações dos produtos portugueses cheguem ao destino  e sejam pagos , pois afinal é isso que o empresário quer: segurança na empreitada de internacionalizar! Os advogados podem e devem fazer essa ponte. Nós faremos o nosso papel!

Deixe o seu comentário

Por favor introduza o nome.
Por favor introduza um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.