Qual a importância da Missão e das Constituições empresariais?

As empresas que se envolvam na formulação de uma declaração de Missão terão mais facilidade em elaborar uma boa Constituição. Uma declaração de Missão permite à empresa definir um sentido de orientação – de existência e de propósito -, concebendo, assim, uma estrutura de pensamento e de orientação.

No mundo empresarial não nos faltam exemplos de líderes que optam por resolver cada preocupação ou problema de forma individualizada considerando que dessa forma conseguem controlar melhor as situações e os resultados das suas atuações. Mas na maior parte das vezes assim não acontece. Senão vejamos um exemplo: uma empresa com o objetivo de sensibilizar os seus Colaboradores para a contenção de custos, implementou uma campanha interna com essa finalidade. O resultado obtido foi de fato positivo, mas constatou-se que a captação de novo negócio decresceu porque foi deixado para segundo plano. Perante a situação o empresário desenvolveu nova campanha para incentivar a captação de novos negócios tendo tido uma enorme adesão de todos os Colaboradores os quais, contudo, negligenciaram o relacionamento interno, tendo gerado perdas de eficiência relevantes. Em face deste novo problema, o empresário decidiu lançar uma ação de sensibilização para a importância das relações humanas e do espírito de equipa e foi nesta altura que o ceticismo se foi manifestando entre os Colaboradores provocando um sentimento de desgaste e de divisão entre as equipas.

O que se retira desta experiência? Ausência de um sentido de orientação e de propósito estáveis.

É importante, para se conseguirem resultados consistentes e de longo prazo, que se identifique a Visão, a Missão e os Valores básicos da empresa e que se alinhem àqueles as políticas e estratégias da empresa.

O cerne de uma empresa é aquilo que é imutável, que estará sempre lá. E isso deve estar representado numa declaração de Missão empresarial, dando resposta às seguintes perguntas:

– A que é que damos valor?

– O que é que a nossa empresa pretende?

– Qual é principal objetivo, a razão da existência da empresa?

Se conseguirmos identificar objetivo essencial e estabelecer Missão e Valores comuns, a empresa poderá alcançar o sucesso em qualquer situação crítica que surja.

Porque é o objetivo que dá ânimo às pessoas, levando-as a lidar com os problemas de forma madura e razoável. Se houver um sonho e uma Missão, a sua perspetiva penetrará na organização, direcionando as ações das suas pessoas.

Mas atenção que este processo não é um processo acabado, muito pelo contrário, é um processo contínuo! Ou seja, à medida que a empresa cresce e muda, as perspetivas podem também alterar-se e, com isso, a sua Visão e Missão podem ter que ser ajustadas.

A este propósito convém relembrar que a definição da Missão de uma empresa é uma expressão de Meta liderança que lida principalmente com a Visão e a responsabilidade do líder e administrador.

A Macroliderança lida com objetivos estratégicos, como organização de estrutura e sistemas e implementação de processos para alcançar os objetivos
e a Microliderança lida com relacionamentos e é responsável por conseguir com que todas as pessoas da empresa se alinhem com os objetivos da empresa.

Temos assim uma construção em cascata: Visão, Missão, Valores, Objetivos estratégicos.

A abordagem à liderança baseada em princípios é, assim, de transformação, pois permite a participação de todos na construção dos princípios e Missão da empresa e dá aos Colaboradores  a convicção de que eles (e seus respetivos destinos na empresa) são tratados em função não de decisões arbitrárias, mas de princípios corretos, atemporais, especialmente se esses princípios estão encaixados na Constituição empresarial que integra um estilo de gestão, de políticas e de estratégias.

As pessoas passam, assim, a confiar que a empresa “é um lugar gerido e baseado em princípios” integrados numa Constituição empresarial em que todos são responsáveis pela sua elaboração e implementação.

Deixe o seu comentário

Por favor introduza o nome.
Por favor introduza um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.